Como instalar um envidraçamento de sacada

Como instalar um envidraçamento de sacada

Confira um exemplo de passo a passo de instalação, mas é importante conferir o manual de seu kit sacada e se qualificar através de cursos

Primeiramente, os vidros precisam estar limpos, passe um pano macio com álcool isopropílico. Prepare o lado correto em que ele será instalado e cole a escova na parte superior e inferior do vidro, pois, dessa forma, o perfil do leito irá segurar a ponta da escova quando for colado, evitando que ela descole. É importante pressionar bem para eliminar qualquer bolha de ar.

 

Os perfis só poderão ser cortados quando já estiver com o vidro para poderem ser cortados na largura exata da chapa. Retire as rebarbas do alumínio com uma lima para um perfeito acabamento. Tire os excessos de poeira limpando o perfil e o vidro com um pano macio com álcool isopropílico.

 

Faça em média quatro furos de 5mm na base inferior do leito para tirar a pressão do silicone quando colocado, acelerando, assim, a secagem. Aplique o silicone somente nas laterais dos perfis leito e, em seguida, borrife água para acelerar a secagem.

 

Agora é hora de colar os perfis leito, encaixando-o no vidro e pressionando para sair todo o ar. Inicie sempre pelo vidro de maior altura e confira a precisão com o esquadro, vidro a vidro, um processo muito importante porque irá interferir no acabamento final do sistema. Cole primeiro a parte de baixo dos vidros e deixe-os secar por 40 minutos.

 

Cole o perfil leito superior somente no primeiro vidro e, com muito cuidado, empilhe os vidros para guardá-los por 48 horas para secagem completa, quando poderão ser colocados na posição vertical. Corte os trilhos superior e inferior, o U de regulagem superior e inferior e sua capa  2mm menor que a largura do vão. Retire as rebarbas e cole uma fita crepe para poder identificar os lados interno e externo, superior e inferior.

 

Faça um furo de dreno na base do trilho inferior com broca aço rápido de 6mm a cada 500mm para drenagem da água das chuvas. Na parede externa do U de regulagem, faça um dreno de 6mm a cada 200mm para a mesma finalidade. Para fazer a usinagem dos trilhos pegue a largura da folha pivotante e marque no trilho superior para fazer o recorte para dentro da marcação. Tome cuidado para não cortar a canaleta superior.

 

A quantidade ideal de painéis por saída são 5 para painéis com 400mm em média, 6 para 450mm, 7 para 500mm, 8 para 550mm e por aí vai. Caso precise de um segundo recort, multiplique a quantidade de folhas que saíram no primeiro recorte por 30mm. Para fazer a usinagem dos U de regulagem superior, basta achar o eixo trilho superior, centralizar e fazer o recorte. Se tiver mais saídas, é só repetir o procedimento.

 

Na hora de colocar o estacionamento nos trilhos superior e inferior, a posição correta é a parte ondulado do estacionamento para dentro. Encaixe a roldana pivô no trilho, encoste o estacionamento totalmente na roldana pivô e parafuse-o. Em seguida, encaixe as roldanas deslizantes nos trilhos, não esquecendo de conferir se foi feito os furos de dreno no trilho e U de regulagem inferior.

 

Coloque o trilho superior no nível e aplique alguns arrebites provisórios. Após, encaixe o vidro pivotante e certifique se o mesmo está 10mm afastado da parede. Coloque-o 100% no prumo e trave as roldanas pivôs. Encaixe os vidros pivotantes um de cada vez e coloque as roldanas ajustáveis. Cada estacionamento abre três vidros.

 

A furação para fixação do U de regulagem, coloque os parafusos de 70 em 70mm até ultrapassar o recorte, após pode ser de 500 em 500mm. Faça os furos de dreno no U inferior e aplique silicone em ambos. Faça a instalação do U de regulagem inferior e confira o prumo para a instalação no U de regulagem superior. Após a aplicação de ambos, encaixe o trilho superior e inferior em seus devidos lugares.

 

Agora é a hora de posicionar o trilho superior no nível. Coloque um arrebite em cada ponta para o trilho não cair, o inferior só deverá ser arrebitado no término da instalação. Encaixe a primeira folha deslizante e arrebite o local da folha colocada, considerando três arrebites por folha. Repita em todos os vidros deslizantes. O trilho inferior irá se ajustar automaticamente, fechando o sistema com todos os vidros no lugar.

 

Em seguida, coloque os acabamentos com cuidado. Corte a capa com o máximo de precisão e clique a capa utilizando um martelo de borracha. Os acabamentos dos montantes também precisam ser colocados na pressão utilizando um martelo de borracha. Para a colocação do aparador, fure e aparafuse com cuidado na hora de furar o trilho superior.